#LendoOsHathaways – Tentação ao pôr do sol

Isso é o que acontece quando se faz parte da família Hathaway. Transtornos… animais selvagens… incêndios… maldições… escândalos…”

Chagamos ao terceiro livro da série com os irmãos mais carismáticos do universo de Lisa Kleypas: Os Hathaways!

Tentação ao pôr do sol traz a história de Poppy, uma jovem esperta e divertida que sonha com um grande amor. O que ela não esperava é que iria se ver como alvo dos desejos de um mocinho um tanto quanto… vilanesco.

“Contos de fada são uma excelente leitura para entretenimento. Mas não são um manual de vida.”

 

Thais

Tentação ao pôr do sol é um dos meus livros favoritos da série e só perde para a história do Leo (protagonista do próximo, livro Manhã de Núpcias). Todos já sabem que a escrita da Lisa é mágica e nos faz mergulhar no mundo dos irmãos Hathaways e nas suas diversas confusões.

Gosto deste livro porque ele trata justamente de Poppy, a mais “normal” da família – mas também a mais carente ou que talvez tenha a maior necessidade de construir uma família. Por conta de suas origens não nobres, ela acaba não tendo tanto sucesso nas temporadas londrinas e tem receio de que a sua família não aceite a sua única esperança de casamento. Adorei a construção da personagem, ao mesmo tempo tão independente e carente, mas também uma pessoa realista e acima de tudo corajosa, pois sabe encarar as consequências de todos os seus atos.

O mocinho, Harry, é um caso à parte, sendo verdadeiramente o vilão que ele afirma ser. O rapaz tem um passado sombrio, que quase ninguém conhece, mas é daqueles que chegaram ao sucesso por meios próprios. Não mede esforços para conquistar o que quer, e quando ele coloca os olhos em Poppy tem certeza de que ela é tudo o que precisa. Adoro esses mocinhos incorrigíveis, que não têm escrúpulos para atingirem seus objetivos. No pensamento de Harry, o fim justifica os meios, mesmo que estes envolvam algumas coisas erradas. Agora, melhor do que um mocinho malvado é um mocinho malvado reformado, graças ao amor pela Poppy!

Este é um daqueles livros que você lê com um sorriso no rosto e com diversos suspiros no fim. É tudo tão perfeito, e a escrita tão mágica que não há como não gostar. Uma das coisas que eu mais gosto nos livros da Lisa é que em nenhum momento os personagens perdem suas personalidades ao caírem de amor por outro, algo que é costumeiro nos romances.  Além disso, o que mais adoro nesta série é a construção da família Hathaway, que nunca perde o seu charme em nenhum dos livros – e parece que nunca ficamos cansados deles.

A história pode ser meio clichê, mas não se esquecem de que (quase) todos os romances de época o são… Contudo, isso não torna essa história menor do que qualquer outra, pelo contrário. Todos os elementos mencionados acima fazem com que ela se destaque das demais. Este é um daqueles romances de época leves e divertidos que te deixam com um sorriso no rosto, só ficando atrás da minha amada Julia Quinn.

Nota: 5/5 estrelas

 

Sabrina

Quando comecei a leitura da série dos Hathaways, tinha quase como certo que o meu livro preferido seria Sedução ao amanhecer… Mas, na verdade, acabei me encantando ainda mais com Tentação ao pôr do sol.

Poppy é uma jovem adorável que, por se sentir como a mais “normal” de sua família, também acaba se colocando em uma posição inferior, de distanciamento – principalmente no que diz respeito às suas esperanças para conseguir um bom casamento. Apaixonada em segredo por um rapaz da sociedade londrina, ela se vê próxima de conquistar o seu maior desejo…

Quando Harry Rutledge entra em cena. Dono do maior hotel de Londres, o rapaz tem fama, dinheiro, contatos… Mas não tem escrúpulos. Quando coloca os olhos em Poppy decide que ela é a mulher ideal para se tornar a sua esposa – mesmo que ela não concorde com isso.

Como a Thais destacou acima, um dos pontos que deixa a leitura deste volume ainda mais empolgante é o fato de o nosso mocinho poder ser considerado um verdadeiro vilão – a ponto de tecer tramas inescrupulosas para cima da própria mocinha (!). Porém, ao mesmo tempo em que o leitor fica vidrado para descobrir quais serão os resultados de suas maquinações, também me senti bastante incomodada pela forma totalmente controladora como ele conduz o destino de Poppy. O que salva essa relação é a mocinha que, apesar de ver os seus desejos frustrados, não se dá por vencida e decide virar o jogo ao seu favor e conquistar a felicidade que tanto almeja.

Apesar de ter achado essa leitura bastante divertida e prazerosa, me frustrei mais uma vez com o fato de a autora, de novo, inserir um mistério quase no fim do livro, apenas para resolvê-lo duas páginas depois. Esse tipo de recurso faz com que o acontecimento fique quase que jogado no meio da história, sem uma necessidade real para a narrativa. Ela poderia ter explorado muito melhor a capacidade criadora de Harry com uma trama mais bem desenvolvida nesse ponto, ao invés de tornada apenas um mero detalhe na história.

Agora estou com altas expectativas para o próximo volume, que pretende revelar um grande segredo…

Nota: 3.5/5 estrelas

 

Ficha Técnica:

Título: Tentação ao pôr do sol

Autora: Lisa Kleypas

Editora: Arqueiro

Páginas: 272

País: Estados Unidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *