Entre páginas – Wilkie Collins

“(…) he was perhaps the sweetest-tempered of all the Victorian novelists.”

Há alguns anos, tinha uma FNAC no Shopping Morumbi que sempre fazia saldões de livros clássicos. Como fã dos autores vitorianos, é claro que eu aproveitava as oportunidades para estocar diversas obras!

A primeira delas que decidi ler foi o “catatauzão” The Woman in White

…E foi o suficiente para me apaixonar pela escrita de Wilkie Collins! Fiquei impressionada pelo enredo surpreendente, repleto de reviravoltas chocantes e pela escrita deliciosa do autor, que dava voz a vários personagens com o intuito de construir um quebra-cabeça que revelaria a solução do mistério.

“He had a genius for construction, above all else. He turned the process of telling a story into a formidable art.”

Desde então, já li mais dois romances do autor – The Moonstone e Hide and Seek – e a novela O abismo, escrita em parceria com Charles Dickens (outro autor favorito).

Apesar de ainda ter muitas obras de Collins para ler, tinha muita curiosidade em saber mais sobre a vida do autor, uma vez que ele não tem tanto espaço na mente dos leitores contemporâneos como outros de seus pares (principalmente no Brasil).

Peter Ackroyd compôs uma breve mas deliciosa biografia de Wilkie Collins, percorrendo desde sua infância até suas primeiras incursões na escrita, passando pelos seus casos escandalosos, suas doenças (inúmeras, sendo a gota e o reumatismo as mais persistentes), suas viagens, a amizade com Dickens e, é claro, os bastidores da escrita de suas obras.

Apesar de ser bastante objetivo, é inegável que, antes de tudo, Ackroyd é também um grande fã do autor e sua biografia é, de certa forma, uma homenagem a Collins.

Depois dessa leitura, me apeguei ainda mais ao escritor vitoriano e fiquei com ainda mais vontade de seguir na leitura de sua bibliografia – que eu recomendo demais que vocês conheçam.

* Obs: Aqui no Brasil, os livros de Wilkie Collins são publicados pela editora Pedrazul.

Ficha Técnica:

Título: Wilkie Collins

Autor: Peter Ackroyd

Editora: Vintage

Páginas: 200

País: Inglaterra

Avaliação: 5/5 estrelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *