Entre Páginas – O circo da noite

Post do arquivo do Café com Blá Blá Blá*

Este post faz parte do arquivo do blog.

Em 2018 nós perdemos todos os posts antigos e, aos poucos, estamos subindo o conteúdo antigo para que todos tenham acesso.

 

Primeiro foi o ouvir falar. A Vania, do Por Essas Páginas, já havia comentado sobre um certo livro mágico e envolvente que havia sido lançado nos Estados Unidos e cuja capa era lindíssima. Depois, pude conferir por mim mesma na prateleira da livraria. Mas foi só quando a versão brasileira da obra de Erin Morgenstern chegou às lojas que eu finalmente coloquei a mão no meu exemplar (literalmente saí caçando o livro de livraria em livraria, só para não voltar para casa sem ele)! E não me arrependi por nem um segundo!

O circo da noite já está na cidade… Seja bem-vindo!

O clima já está logo na capa: as cores preta, branca e vermelha (importantes na história) convidam o leitor a mergulhar no universo mágico e misterioso do Cirque des Rêves – o Circo dos Sonhos.

Somos apresentados a suas tendas listradas de preto e branco, ao seu cheiro doce, aos seus sons atordoantes e à sua pulsação hipnótica. Nos perdemos entre o céu e a terra, o perto e o longe… Pisamos no picadeiro de um outro mundo.

Mas, antes de mais nada, vale ressaltar que este não é um livro de ação. Nem de romance (que, apesar de estar presente nas páginas, não é o foco principal). O circo da noite é um livro sobre esse local mágico, planejado minuciosamente para ser o lugar onde todos os sonhos ganham vida e o real e o ilusório se confundem a cada esquina.

Aliás, o próprio nascimento do circo é um caso à parte. Ele foi elaborado através da junção de ideias de pessoas no mínimo curiosas. Me vi fascinada pelos seus bastidores, os projetos, as invenções… Dá vontade até de entrar nas páginas e dar mais alguns pitacos!

A escrita da Erin é poética, envolvente… E totalmente não-linear. Sei que tem muita gente que não gosta de narrativas que vêm e vão, mas eu acredito que essa forma aparentemente confusa de se contar a história reflete justamente a falta de noção entre o que é real e o que não é.

E os personagens também são pra lá de cativantes! O curioso Chandresh e seus jantares exóticos, o apaixonado Friedrick e suas invenções majestosas e, é claro, Celia e Marco. Apesar de ter simpatizado imediatamente com a mocinha, foi o rapaz que me conquistou logo de cara. Seu passado, sua história e sua mente afiada me deixaram completamente fisgada!

Se você é fã de narrativas emocionantes e repletas de detalhes sonhadores… Coloque sua flor vermelha na lapela e seja bem-vindo ao Cirque des Rêves!

“Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras”.

Ficha Técnica:

Título: O circo da noite

Autor: Erin Morgenstern

Editora: Intrínseca

Páginas: 365

País: Estados Unidos

Avaliação: 5/5 estrelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *