“Manaus, esta cidade ilhada, talvez perdida?”
Hoje trago uma rápida indicação e um convite para viajar… Afinal, visitar as páginas de um livro de Milton Hatoum é fazer uma viagem a Manaus, com sua cultura e idiossincrasias.
“A viagem, além de tornar o ser humano mais silencioso, depura o olhar.”
Nas páginas de A cidade ilhada, ele nos conduz por histórias de encontros, desencontros, viagens, exílio, visitas ao passado. Tudo isso com uma narrativa bela e, ao mesmo tempo, um tanto melancólica. A sensação que temos ao ler estes contos é a de que aqueles acontecimentos ocorreram no nosso próprio passado.
“Um jovem encara a velhice como se fosse uma pura abstração. E eu vejo a juventude como uma quimera… Um tempo quase fora do tempo.”
30Meu primeiro contato com a obra do autor foi há alguns anos, com Dois irmãos. Eu fiquei completamente hipnotizada com a escrita do autor e tive a certeza de que ele se tornaria um dos meus escritores favoritos.
Como boa leitora compulsiva que sou, saí comprando todos os livros de Hatoum que encontrei pela frente e decidi ler então o seu volume mais recente na época, A noite da espera. Mais alguns anos de passaram e eu finalmente retornei às páginas do autor com A cidade ilhada e foi uma experiência deliciosa!
As histórias contidas nesta coletânea se passam em diversos tempos e lugares, mas o vínculo com Manaus, cidade do escritor, está sempre presente.
“Escritores e marinheiros estão quase sempre longe de seu lugar, cada um a seu modo.”
Como sempre ocorre com livros de contos, alguns dos textos me marcaram mais do que outros, mas achei a leitura de todos muito agradável e reconfortante. Os meus destaques são para “Dois poetas da província”, que traz um jovem poeta em conversa com seu antigo professor de francês; “O adeus do comandante”, em que o autor recebe a visita de um jornalista disfarçado; e “A ninfa do teatro Amazonas”, que une suspense, terror e loucura de uma forma muito original.
Fica a recomendação de mais um livro – e autor – que deve ler conhecido!
Ficha Técnica:
Livro: A cidade ilhada
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 128 páginas
País: Brasil
Nota: 4/5 estrelas