Entre Páginas – Linger

Post do arquivo do Café com Blá Blá Blá*

Este post faz parte do arquivo do blog.

Em 2018 nós perdemos todos os posts antigos e, aos poucos, estamos subindo o conteúdo antigo para que todos tenham acesso.

 

“Quando seu mundo desmorona, o amor é o que permanece. Mas será o suficiente?”

Assim que terminei de ler Calafrio, fiquei com um sabor muito amargo de quero mais – e salgado de lágrimas. Como já havia dito no post sobre o primeiro livro da saga Os Lobos de Mercy Falls, escrita por Maggie Stiefvater, esse livro mexeu bastante comigo e não consegui sossegar até colocar minhas mãos em Linger, sua continuação.

Para isso, acabei apelando para uma prática um pouco incomum para mim – comprar o livro em inglês. Apesar de dominar o idioma, sempre tive preferência pelas versões em português, principalmente porque gosto de compreender TODAS as palavras e detesto quando perco algum detalhe. Mas desta vez a ansiedade foi tanta que não resisti.

Atenção: Pode conter spoilers de Calafrio!

“Essa é a história de um garoto que costumava ser um lobo e de uma garota que estava se tornando um”. Pela primeira frase do livro já dá para sentir o grau de tensão da narrativa do livro. Se o final de Calafrio serviu para curar temporariamente as feridas abertas durante a história, Linger as reabre.

Sam ainda está inseguro quanto à sua própria condição, enquanto Grace começa a se deparar com sintomas estranhos. Além disso, os dois ainda têm que lidar com as desconfianças (e até mesmo hostilidade) por partes dos pais da garota, que estão sendo um tanto quanto indelicados com seu namorado.

Enquanto Sam e Grace enfrentam seus problemas, conhecemos a história de Cole St. Clair, vocalista e líder da banda de rock NARKOTIKA (que tem tudo a ver com o tipo de vida que os meninos levavam). Juntamente com a narrativa de Isabel Culpeper (patricinha irritante e sarcástica), Cole é responsável pelas cenas mais hilárias do livro.

Gostei bastante da forma com que a Maggie conduziu a narrativa de Linger. A mudança mais evidente em relação ao primeiro livro é o aumento no número de “vozes” que conta a história. Se em Calafrio tínhamos dois narradores (Sam e Grace), neste volume contamos também com os relatos de Isabel e Cole, que adicionam um ritmo mais frenético (e descontraído) à trama.

Porém, nem tudo são rosas. As aflições e os sentimentos à flor da pele que nos deixaram com o coração na mão durante Calafrio estão presentes em Linger, em um nível ainda mais extremo. A única saída agora é esperar mais seis meses até o lançamento de Forever, terceiro e último livro da saga que só será lançado em julho de 2011.

 

Ficha Técnica:

Livro: Linger

Autora: Maggie Stiefvater

Editora: Scholastic

Páginas: 512 páginas

País: Estados Unidos

Nota: 5/5 estrelas

Um comentário sobre “Entre Páginas – Linger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *