Projeto Dickens

Post do arquivo do Café com Blá Blá Blá*

Este post faz parte do arquivo do blog.

Em 2018 nós perdemos todos os posts antigos e, aos poucos, estamos subindo o conteúdo antigo para que todos tenham acesso.

 

Olá pessoal!

Sim, eu retornei do mundo paralelo dos trabalhadores/estudantes para comemorar uma data bastante memorável (pelo menos para aqueles que, assim como eu, são bastantes chegados em uma boa literatura inglesa): o aniversário de 201 anos do queridíssimo Charles Dickens!

Porém, dessa vez eu não pretendo entrar na biografia do autor e nem comentar suas principais obras, mas sim, colocar em prática um projeto que já vem sendo ensaiado há um tempinho: ler a obra do autor em ordem cronológica!

Não, eu não surtei (quer dizer, não muito) e também sei que essa empreitada vai levar um bom tempo . Mas vale a pena!

Para quem não sabe, o meu “surto Dickens” começou basicamente há um ano, após a leitura do livro A moça do vestido azul. Foi só mergulhar nas páginas do romance histórico escrito por Gaynor Arnold sobre a vida e o casamento do escritor, que me deu uma vontade “louca” de retornar às suas páginas consagradas (retornar, pois já havia me aventurado pela França revolucionária de Um Conto de Duas Cidades e pelas ruas imundas de Oliver Twist).

Pois bem, a partir daí iniciei a minha “singela” coleção das obras do autor, com o objetivo de conferir todo o seu trabalho – e na ordem cronológica, claro, para conferir a evolução da sua escrita .

Portanto, a partir de hoje, pretendo dar o start nessa verdadeira “saga” dickeniana, tendo como apoio duas das suas principais biografias: Charles Dickens – A Life, da biógrafa Claire Tomalin, e a lindíssima e ilustrada Charles Dickens, publicada pela sobrinha-tatatatataraneta  Lucinda Dickens Hawksley na comemoração do bicentenário do autor (e que eu ganhei da Vânia, do Por Essas Páginas7).

Também gostaria de convidar a todos para me acompanhar nessa aventura épica! É fã de Charles Dickens? Nunca leu nada escrito por ele? Está curioso? Chega mais! Que tal lermos juntos?

É claro que essa leitura vai levar um bom tempo – meses… anos? – mas vale a pena dedicar tempo e esforço! Uma coisa eu garanto: a escrita é divertida e inspiradora e os personagens simplesmente cativantes!

Mas tem um porém: muitos de seus livros não possuem edições brasileiras ou foram lançados há muitos anos por aqui, ou seja, não estão em catálogo. Porém, contudo, todavia, alguns desses títulos ainda podem ser encontrados em sebos e no site Estante Virtual. Já para quem lê em inglês, fica mais fácil! A editora Penguin possui diversas edições lin-das dos livros do Dickens e eles também estão disponíveis em arquivo digital no domínio público, ou seja: podem ser baixados de graça! #FicaDica!

Para quem não está muito familiarizado, vou deixar aqui a “listinha básica” dos romances publicados pelo autor – resolvi focar nos romances porque ele tem muitos contos lançados, além de ensaios e reportagens, ok? Aí fica a critério de cada um!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *